quarta-feira, setembro 22, 2010

Acabou o respeito.

Dia 15 de Setembro, quarta-feira, Vila Belmiro. O dia que o Brasil pode ter perdido sua maior jóia nos últimos tempos.
Sim, sei que posso estar exagerando ao dizer isso, mas pense comigo .. Um jogador que xinga o seu treinador e sai como se fosse o "rei da cocada preta" pode estar tendo uma conduta ao menos aceitável? Defendi o Neymar desde o começo do ano por seus dribles e até mesmo com os "balões" com a bola parada, tudo do jogo. Mas na quarta feira passada, contra o Atlético Goianiense, Neymar passou muito dos limites - e durante a semana ainda o defendi dizendo que o fato tinha tomado proporções demais.
Mas hoje tudo mudou, por que? Por que a diretoria do Santos largou tudo que se acredita em termos de moral e ética e demitiu o treinador Dorival Júnior, que tinha dado uma punição por tempo indeterminado ao garoto do Santos. Mas o por que a diretoria santista demitiu Dorival serão muitos, várias versões e histórias, mas o fato é que o garoto ganhou o aval da diretoria pra fazer aquilo que bem entender, ou seja, assumiu o controle do Santos Futebol Clube.
Neymar surgiu faz uns 4 anos quando um olheiro do Real Madrid veio no CT do Santos pra "espiar" algum jogador que pudesse ser levado - logo notou que Neymar era uma jóia raríssima e quis o levar para a Espanha. E de fato é. Mas esse talento não pode ser desperdiçado - como Renê Simões, técnico do Atlético de Goiás falou "Não podemos criar um monstro." Uma frase genial de um treinador que não deixa o talento sobrepor os valores morais.
Pedro Luis Nunes - acessor de futebol do Santos - anuncia a demissão de Dorival.
A partir dessa noite, meus caros amigos, o futebol do garoto do Santos, e da seleção, está a beira do abismo. Vai ser difícil o jogador ter assimilado que tudo que fez criou um problema grande demais e que poderia ter crescido muito mais se tivesse aceitado que no futebol existe uma hierarquia treinador-jogador. Mas não querendo defender ele, e sim colocando as coisas em seu lugar. A diretoria do Santos que tinha feito um trabalho impecável por ter mantido Neymar na vila, deveria ter vendido o mesmo por que teria poupado todos nós de ter visto cenas deploráveis e talvez tivesse até sido melhor pro crescimento moral dele. Por que isso que aconteceu nessa ultima semana foi algo inacreditável, algo que foi contra não só o treinador e o futebol, mas que foi contra o valor moral do ser humano.
Espero sinceramente que esse post tenha sido em vão e que o Neymar tenha entendido tudo que se passou, vire de fato um grandíssimo jogador e que vença muito na vida. Por que potencial ele tem de sobra.

Um comentário:

  1. De total acordo. Já vimos alguns casos assim. Depois reclamam que os jogadores se sentem a cima de leis, como deuses. Dorival tentou tratar do homem para ter o melhor de um atleta, mas o NEGÓCIO, tratou do atleta e abriu mão do homem.

    Belo artigo, como sempre, Walace!

    ResponderExcluir