quarta-feira, agosto 25, 2010

Tente outra vez.

Quem não se lembra daquele comercial no qual passava a vida de lesões de Ronaldo, e uma música atrás que queria mostrar a sua superação? Aqui está o link pra quem quiser ver ... Vídeo Ronaldo - Tente outra vez.
Ronaldo caido no chão após a ruptura do tendão patelar.
Mas então, por que eu tiraria um tempo do meu dia pra falar desse cara? Por que simplesmente ele é um exemplo pro mundo. Nasceu em Bento Ribeiro, Ronaldo era de família humilde e desde criança sabia que teria o futebol como modo de sobrevivência. E assim foi. Rodou por São Cristovão e Cruzeiro antes de virar ídolo na Europa, por qual passou por PSV, Barcelona, Inter de Milão, Real Madrid e Milan. Virou um mito.
 Na realidade o drama de Ronaldo com seu joelho direito começou, na verdade, em 1996. Quando jogava pelo PSV, o atacante sentiu um incomodo na região. Após ser examinado, ficou constatada a necessidade de um ato cirúrgico. Mas a grande cena veio no dia 12 de abril de 2000 no Estádio Olímpico de Roma. Ele que voltava de lesão entrou aos 10 do segundo tempo e em uma de suas primeiras participações partiu pra cima de Fernando Couto, após a primeira pedalada o tendão do seu joelho rompeu. Fazendo ele, e para muitos o resto de sua carreira, desmoronar.
Só pra lembrar que dois anos antes, Ronaldo era o melhor jogador do mundo quando chegou a Copa da França. E na noite antes da final,sofreu uma convulsão e foi taxado como o grande vilão da derrota brasileira. E dois anos depois tinha outra Copa do Mundo, na qual Ronaldo era o grande nome do Brasil. Mas seria ele capaz de se recuperar? Diziam todos que não, diziam até que sua carreira tinha acabado.
Foram dois longos anos, mas ele voltou. Não só voltou mas foi artilheiro daquela Copa, fazendo 8 gols sendo 2 na final. Foi campeão e moralmente o melhor jogador do campeonato. E partir dessa data, Ronaldo virou referência a citação "volta por cima".
Copa do Mundo de 2006. Ronaldo acima do peso, mas mortal.
Mas a parti daí ele não foi o mesmo. Engordou e passou a ficar no banco no Real Madrid. Foi pra Copa de 2006 muito acima do peso, mas mesmo assim fez 3 gols e se tornou o maior artilheiro de todas as Copas. Se transferiu pro Milan e rompeu os ligamentos do joelho esquerdo. E agora Ronaldo? Seria você capaz de reinventar de novo?
A ultima volta por cima, Ronaldo vira rei jogando no Brasil.
Veio pro Brasil, fechou um contrato astronomico para os padrões brasileiros com o Corinthians. E ai fez o que todo mundo esperava, deu a volta por cima. Um Campeonato Paulista e uma Copa do Brasil sendo artilheiro em ambos, foi decisivo e cogitado para a Copa do Mundo. Voltou a ser o Ronaldo que todo mundo conhece.
De fato, 2010 não tem sido um ano nada legal pro Fenomeno. Mas quem são vocês pra dizer que ele não vai voltar? Parabéns Ronaldo, por que superar a descrença do mundo inteiro não é fácil.

Um comentário:

  1. Até hoje eu me lembro da pedalada em que ele rompeu o ligamento, cena que ficou pra história. Volta por cima e em 2002 artilheiro da copa levando nossa seleção ao penta... Tu disse tudo, sem mais, perfeito! Mitos como ele merecem respeito !

    ResponderExcluir