sábado, agosto 07, 2010

Lá não cresce grama.

Quem nunca ouviu essas frases? "Todo goleiro é maluco", "É a posição mais ingrata do futebol." Entre outras até mais pejorativas. Mas sim, a maioria delas são uma verdade. Mas por que?
O goleiro pode fazer 89 minutos do seu melhor trabalho,mas se no ultimo lance do jogo ele tomar um frango .... É o maior frangueiro da história. Posso dar dois exemplos a vocês. Qual é o primeiro pensamento que vem a sua cabeça, quando ouve o nome Barbosa e Oliver Kahn? Sobre Barbosa, com certeza o frango que ele levou naquele fatídico "Maracanazo" e Oliver Kahn aquela bola que o mesmo soltou no pés de Ronaldo em 2002. Mas vocês são capazes de lembrar que esse mesmo Oliver Kahn foi o melhor jogador daquela Copa do Mundo, até aquela final? Tinha tomado 2 gols na Copa do Mundo, e a Alemanha só estava ali por causa dele?
Na primeira foto Kahn e na segunda Barbosa. (Em suas falhas marcantes)
É por isso que essa profissão é definitivamente a mais ingrata e é realmente pra maluco.
Eu particularmente vi grandes goleiros jogarem, mas que não ficaram marcados pelo fato de não terem ganhado títulos. Pergunte a qualquer italiano quem é melhor, Dino Zoff ou Pagliuca? Ou a qualquer brasileiro, Taffarel ou Júlio César? Técnicamente, Pagliuca e Júlio César são anos-luz melhores que seus antecessores, mas não ganharam títulos e isso os taxará para sempre.

Esse post tem por intuito explicar o que aconteceu nessa quinta feira no jogo entre Inter x São Paulo. Renan, titular do Brasil nas Olimpíadas e campeão sub-20 pelo Brasil, subiu para uma bola morta e quando deu por si a bola tinha batido em seu peito e sobrado para Alex Silva fazer o gol. Um lance patético de um goleiro de ponta.
Ouvi muitos comentários pejorativos sobre o goleiro, totalmente sem fundamentos. Analise você os últimos 4 jogos do Inter. Quatro jogos e 2 gols sofridos (os dois no ultimo jogo). Nesse meio tempo um GRENAL, no qual Renan foi o nome do jogo. E por uma noite infeliz, seria ele o pior goleiro do mundo? Não. Ele é um goleiro de nível de seleção, e já mostrou isso. Não é atoa que foi contratado pelo Valência no ano passado.
 Mas o inverso também acontece, pra mim existe um nome que é julgado apenas por saber bater faltas e ser um líder. Rogério Ceni. Pra mim, embaixo das traves é meramente mediano e por vezes até fraco. Batendo faltas e como líder, é um diferencial enorme.
Experiência ou talento?
Mas se tivesse que contratar alguém pro meu time, Renan ou Rogério Ceni? Não olharia nem os currículos, por que é a midia que faz um e o outro é feito pelo que mostra em campo.
E no fim das contas, o que mais importa? Um goleiro talentoso e jovem ou um experiente que se garante no resto do time?

2 comentários:

  1. É isso aí! Do Céu ao Inferno!
    A posição de goleiro é a mais ingrata do futebol, mas eu considero a mais bela da equipe.

    ResponderExcluir
  2. Goleiros são odiados por tentar evitar o maior momento do esporte. Isso é fato.

    Experiência ou Talento ?
    Isso vai bem se tiver aliado a um pouco de sorte.

    Mto bom mano !

    ResponderExcluir