sexta-feira, agosto 13, 2010

É realmente uma pena.

Comprei hoje "O Globo" e estava lendo a parte dos esportes quando parei pra ler a coluna do Renato Maurício Prado. Ele tratava da nova administração do Flamengo. Parei, pensei e formulei esse post.
Faz cinco anos que o Flamengo voltou a estar bem no âmbito nacional. Ganhou uma Copa do Brasil, um Brasileiro e 3 cariocas. E administrativamente? Não dava pra ser mais do que isso?
Então, o Flamengo melhorou sim financeiramente. Mas ainda é um dos maiores devedores do país e não usa o seu marketing para acertar esse problema. No ultimo mês o grande ídolo rubro-negro voltou a gávea para ser o Gerente de futebol, mas parece que não tem sido capaz de resolver os problemas. O fato é que Zico voltou mas não tem em suas mãos uma boa saúde financeira. Não consegue fazer milagres. Mas seria muito mais fácil se a diretoria do Flamengo usasse a cabeça.
Zico em sua apresentação pelo Flamengo.
Essa semana eu vi uma entrevista do presidente do Internacional de Porto Alegre (finalista da Libertadores) pedindo desculpas aos seus sócios-torcedores por que apenas 55 mil desses torcedores iriam poder acompanhar o jogo no estádio. Os outros 50 mil seriam recompensados de outro modo. Mas como assim? O Inter só possui 6 milhões de torcedores e 105 mil sócios? O Flamengo possui 33 milhões.
Beira-rio lotado.
Por que não um programa de sócio-torcedor? E se cada torcedor desse 1 real por mês? Eram 33 milhões de reais por mês, e em um ano o Flamengo teria uma economia com certeza estável. E agora com Zico, não seria muito mais fácil fazer esse projeto?
Esqueceram vocês que Zico também é ídolo no Japão? Seria difícil fazer contratos com empresas como a Honda, Samsung e Hyundai? Falta um pouco de cabeça pra presidente Patrícia Amorim. O problema é que mais uma vez o Flamengo está na mão de pessoas preocupadas com o presente e não o futuro. E mesmo assim mal trabalham, por que contratar Borja, Val Baiano e etc não é um trabalho árduo pra ninguém. Vamos concordar.
Mas não é isso que mais me intriga. Sim o fato do Flamengo ter contratado César Cielo, Zico, Adriano e Vagner Love no ultimo ano e não ter feito NADA em termos de marketing nesse tempo. Alguém tem acompanhado o Ronaldo no Corinthians, o Robinho que estava no Santos ou o Felipão? Seria difícil algo assim?
As 3 maiores contratações do clube no ultimo ano.
Enfim, esse é só uma revolta com a administração do Flamengo. E não só do Flamengo, de todos os clubes no Rio de Janeiro. Tem tanta coisa boa que poderia ser feita, mas não acontece. Isso sim é um problema de grandeza colossal. Mas para os presidentes, pouco importa. Já o torcedor? Ah coitado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário