terça-feira, agosto 03, 2010

A mão que leva, traz.

Tomando o caminho inverso de todos os periodos de transferências desde que eu me entendo por gente, esse meio do ano para os clubes brasileiros foi muito movimentado. Não só com as fatidicas saidas das jovens promessas para o futebol europeu, mas também com o repatriamento de muitos jogadores.
Dentre os clubes que mais repatriaram estam o Internacional de Porto Alegre e o Fluminense. O Inter trouxe Renan (ex Valencia), Rafael Sóbis, Tinga e Leonardo (Ex Olympiakos). Já o Flu foi a Londres e trouxe talvez os dois maiores nomes dessa janela, Belleti (Campeão do Mundo em 2002 e da Liga dos Campeões em 2006 fazendo o gol do titulo) e nada mais nada menos que o camisa 10 da seleção Portuguesa, o brasileiro naturalizado Deco. Fora o atacante do Al-Ain Emerson, que teve passagem muito bem sucedida pelo Flamengo.
Belletti em sua apresentação pelo Flu.
Qual seria o por que dessa mão dupla? Talvez a fragilidade financeira do continente europeu? Ou a Copa de 2014 que está nos ajudando?
Bom, eu não sei. Mas é muito bom ver de novo grandes nomes no futebol brasileiro. O último grande nome que tinha visto por aqui, com reais condições de jogo foi Rivaldo em 2004, quando veio pro Cruzeiro. Ou talvez o Romário em 97, trazido pelo Flamengo em uma parceria que traz prejuízo pro clube até hoje.
Enfim, parece que voltamos a estar em um patamar aceitável no comércio mundial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário