terça-feira, junho 01, 2010

Hey Africa !!


Começo hoje, com um pouco de atraso, a dissertar sobre cada seleção de um modo mais particular. Começando pela África, continente no qual será cediada a Copa.

África do Sul - Esse é o país que cediará a Copa. O País que trará a você querido amigo, aquilo que há de melhor desse continente. Um país com problemas, tão quanto a sua seleção. Contestada e desacreditada a África do Sul chega a Copa do Mundo com apenas um propósito : passar a segunda fase do Mundial, o que já será um feito histórico para essa seleção.
De maior destaque nessa seleção eu ressalto dois nomes. Um jogador, Steve Pienaar. Jogador do Everton e talvez o grande nome sulafricano, habilidoso e rápido vai fazer passar mal as defesas de seu grupo. E vale ressaltar também o nome de Carlos Alberto Parreira, que pra mim é o único capaz de levar a África do Sul a frente nesse mundial. Go Bafana Bafana !!

Argélia - Com certeza a seleção menos badalada da África. Mas desbancou nada mais nada menos que a seleção do Egito, bicampeã da Copa das Nações Africanas. Argélia tem uma seleção de poucos valores técnicos, mas possui um rigor tático impressionante. O que nos dias de hoje é primordial.
De bom nome dessa seleção eu tendo a destacar o meia do Wolfsburg, Karim Ziani, um jogador rápido e mais inteligente que a maioria dos argelinos. Mas é aquilo, se Zidane tivesse se naturalizado argelino. Seria a Argélia campeã do mundo hoje?

Camarões - Talvez a seleção africana com maior tradição em mundiais. Um sétimo lugar em 90 foi a melhor colocação que algum país da África conseguiu alcançar. Hoje talvez seja também a seleção mais estruturada, unindo rigor tático com algum diferencial técnico.
De destaque temos alguns nomes, mas um em especial. Samuel Eto'o, 3 vezes campeão da Liga dos Campeões da Europa, fazendo gol em duas finais. Não preciso dizer mais nada, esses são os "Leões da África".

Costa do Marfim - A melhor seleção africana em termos de valores técnicos, disparadamente. Pelo menos 5 jogadores que são capazes de mudar uma partida. Todos eles jogando em times de ponta da Europa. Os marfinenses apenas não deram sorte de ter caído no grupo mais difícil da Copa, junto com Brasil e Portugal.
De nomes posso citar a vocês, Salomk Kalou, Kolo Touré, Emmanuel Eboué, Yaya Touré e Ndri Romaric. Mas tenho de ressaltar um grandissimo nome, talvez o melhor centro avante do mundo no momento. Didier Drogba, um jogador completo. Uma pena que tenha nascido na Costa do Marfim, e será muito difícil que o mesmo ganhe uma Copa do Mundo. Mas me impressiona a capacidade desse jogador de refletir em soluções rápidas.
Esses são os elefantes africanos.

Nigéria - A mais mediana de todas, sem muitos valores técnicos ou táticos. Chegou a Copa do Mundo por sorte no sorteio. Poderia ter pego o Egito ou Mali, mas pegou a seleção do Quênia. Mais uma falha nas eliminatórias africanas.
De bons valores, talvez estão o jogador do Chelsea Obi Mikel e o atacante Oba Oba Martins, mas nada que faça temer à seleção Argentina. Deve passar vergonha no mundial.

Um comentário:

  1. Não vamos ter surpresas, na minha opinião ! Futebol mudou, não há mais espaço para foliões !

    ResponderExcluir